As nebulosas (Do latim nebulosa significa nuvem) são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma e são constantemente o berço de estrelas, existem 4 tipos:Nebulosas de emissão, reflexão, escura e planetária. Eu costumava achar que era tudo manipulação gráfica, mas acredite essas cores e formas realmente existem à anos luz da gente.Elas podem ser vistas com ajuda de telescópios espaciais, telescópios terrestre e se você morar longe das luzes da cidade e estiver no lugar certo pode ter a sorte de ver uma dessas belezas celestiais.
A Nebulosa da Águia também conhecida como «Os Pilares da Criação» reside a 6.500 anos-luz de distância, na direção da constelação da Serpente. A nebulosa contém o jovem aglomerado estelar NGC 6611, também visível através de modestos telescópios de menor porte. Este aglomerado ilumina a poeira e o gás em volta, resultando em uma enorme cavidade, alicerçada em pilares, cada um com vários anos luz de comprimento.
A Nebulosa da Hélice (Helix) tambem conhecida como o olho de Deus situa-se na constelação de Aquário, a cerca de 700 anos-luz de distância.
A nebulosa de reflexão Messier 78, situada a norte do Cinturão de Órion
A grande da Nebulosa Carina (Eta Carinae) é catalogada como NGC 3372.Embora localizado 7 500 anos luz de nós, a Via Láctea, é brilhante o suficiente para ser visto com olho nu, mas apenas a partir do hemisfério sul.
A nebulosa Tarantula está se localizada na nossa própria galáxia, a distância de outro estelar viveiro, a Nebulosa
de Orion (distância de apenas 1.500 anos-luz)que abrange um quarto do céu e é visível mesmo em plena dia.
fontes:
http://eternosaprendizes.com
http://www.astronoo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário